Como Prevenir Varizes e Vasinhos. Melhor do que precisar tratar alguma condição, o ideal é priorizar a prevenção quando possível, o que é uma realidade em se tratando de varizes e vasinhos, sendo o mais indicado a se fazer, inclusive mesmo após o tratamento para evitar que novos casos surjam.
Enquanto as varizes se tratam de veias dilatadas e tortuosas, visíveis na superfície da pele e comumente observadas nas mulheres, os vasinhos são identificados por vasos capilares dilatados e por afetar, principalmente, as pessoas do sexo feminino com tonalidade da pele clara.
Diante da suspeita de varizes ou vasinhos, a consulta com a médica especialista em Angiologia e Cirurgia Vascular é necessária para que o diagnóstico seja confirmado após análises clínicas e de imagem, e o tratamento, providenciado.
Além disso, a prevenção atua como uma forma de parar ou retardar o processo de formação das veias dilatadas, o que é possível por meio de mudanças no estilo de vida com base na rotina de cada paciente.
Formas de Prevenir Varizes e Vasinhos
Conforme mencionado, o principal meio de prevenir as varizes e os vasinhos é com as mudanças no estilo de vida. E para isso, realizar o acompanhamento com a médica especialista em Angiologia e Cirurgia Vascular é fundamental, especialmente quando já foi providenciado um tratamento para eliminá-los.
Logo, a profissional consegue indicar, de modo geral, e levando em consideração diversos fatores, que o paciente considere:
- Acompanhar o uso de anticoncepcional oral prescrito ou trocar para diminuir os riscos de enfraquecimento dos vasos sanguíneos;
- Controlar o peso conforme a orientação de especialistas;
- Consultar-se periodicamente com o médico da área e seguir as suas recomendações;
- Elevar os membros inferiores diariamente;
- Evitar roupas apertadas;
- Evitar permanecer por um longo período de tempo na mesma posição;
- Parar ou não fumar;
- Praticar atividades físicas regularmente, principalmente as focadas nos músculos das panturrilhas, e que não exijam grandes esforços;
- Priorizar uma dieta rica em fibras;
- Usar meias de compressão após recomendação médica com as devidas especificações.
Fatores de Risco
Causadas por uma complicação da circulação, as varizes surgem quando as veias das pernas param de cumprir suas funções corretamente e acabam acumulando sangue, tornando-as tortuosas e dilatadas. Enquanto isso, os vasinhos são caracterizados por vasos superficiais e de fino calibre, localizados abaixo da pele e associados às veias nutrícias.
As causas são as mais diversas, sendo comumente observada a história familiar, assim como os seguintes fatores de risco:
- Adolescentes no período da puberdade;
- Alimentação desbalanceada;
- Anticoncepcionais hormonais específicos;
- Gestação;
- Envelhecimento;
- Estar com pouca circulação e níveis elevados de inflamação;
- Menopausa;
- Obesidade ou excesso de peso;
- Pele branca e alto nível de exposição solar;
- Permanecer por um longo período na mesma posição;
- Sedentarismo;
- Tabagismo.
Sem contar que no caso das varizes, alguns alertas específicos antecedem o seu surgimento:
- Dores nos membros inferiores;
- Inchaço;
- Manchas nos tornozelos;
- Queimação;
- Vermelhidão.
Diante disso e tendo ciência de tais características, há chance de prevenir o surgimento dessas condições. Logo, a consulta com a médica especialista em Angiologia e Cirurgia Vascular é essencial não somente para evitar varizes e vasinhos, mas também para confirmar ou descartar o diagnóstico de outras condições vasculares, tratar e encaminhar ao devido profissional.