Remoção de Varizes com Laser. Normalmente, após a confirmação do diagnóstico de Varizes, caracterizadas por veias aumentadas e descoloridas causadas por uma insuficiência venosa, o especialista em Angiologia e Cirurgia Vascular analisa o quadro clínico geral e indica a melhor opção de tratamento, que, a princípio, não envolve um procedimento médico.

Ou seja, inicialmente, são recomendados uso de meias de compressão e mudanças no estilo de vida. Mas, em alguns casos, uma intervenção pode ser necessária, o que acaba gerando diversos questionamentos.

Então, continue acompanhando este artigo para saber quais costumam ser as principais Dúvidas envolvendo a Remoção de Varizes com Laser.

Remoção de Varizes com Laser

Atualmente, como opção para remoção de varizes temos a cirurgia a laser, que é minimamente invasiva e caracterizada por uma pequena incisão ou punção na pele, fazendo com que seja realizada sem a necessidade de internação.

E pode ser providenciado tanto o laser transdérmico quanto endovenoso:

  • Laser transdérmico – o laser é usado através da pele para aquecer o sangue e indicado para vasinhos e microvarizes localizados em áreas superficiais da pele;
  • Laser endovenoso – é, principalmente, destinado ao tratamento das veias safenas, em que ocorre a inserção de uma fibra de laser no interior da veia, ocasionando o seu colapso e fechamento por meio do calor (energia térmica).

Quando a Cirurgia a Laser é Indicada?

Os benefícios tendem a ser maiores em casos de veias safenas doentes (insuficientes e com indicação de remoção) e relativamente retas, porque o material inserido não é maleável o suficiente para percorrer trajetos tortuosos.

Precisa Fazer Repouso?

Diga Adeus às suas Dores.
Reserve a sua Consulta de Hematologia.

Devido às evoluções tecnológicas constantes, o tratamento a laser de varizes é, normalmente, realizado em um ambiente ambulatorial ou hospitalar sem a necessidade de internação.

Sendo assim, o repouso recomendado é mínimo e, geralmente, aconselhado em casos de dor. Mas o esperado é a estimulação da mobilidade quando o paciente não apresenta desconforto após o procedimento cirúrgico em questão.

Anestesia Local ou Geral?

A escolha do tipo de anestesia depende da escolha médica que é baseada nas condições clínicas do paciente e características cirúrgicas, podendo ser local, geral ou um bloqueio raquimedular.

Quais são os Pontos Positivos?

Com a indicação desse tipo de tratamento, a pessoa fica ciente dos benefícios em relação às demais opções, principalmente a convencional, que incluem:

  • Ausência de incisões para remoção;
  • Mais segurança;
  • Menos dor no pós-operatório;
  • Quantidade reduzida de hematomas e equimoses;
  • Recuperação mais rápida das atividades cotidianas e profissionais;
  • Resultados eficazes em relação à aparência e redução da dor e do desconforto;
  • Técnica minimamente invasiva.

Remoção a Laser Pode ser Feita em Conjunto com Outro Método?

Em alguns casos, a escleroterapia química pode ser providenciada na mesma sessão do laser transdérmico com o intuito de potencializar os efeitos esperados. Enquanto o endovenoso pode ser associado à flebectomia.

É Possível Tomar Sol?

A recomendação de evitar a exposição solar nos primeiros dias após a(s) sessão(ões) de laser transdérmico envolve impedir uma maior pigmentação e a tendência de manchas nos locais em que as veias foram tratadas. Já em relação ao outro tipo de laser, a justificativa se deve ao fato de evitar a hiperpigmentação, o escurecimento e a maior evidência das cicatrizes.

Existe uma Melhor Época para a Cirurgia de Varizes a Laser ser Feita?

Apesar de não haver um impedimento para realização do tratamento em algum período do ano, durante o outono e inverno há um aconselhamento de se realizá-lo, porque as vestimentas tendem a cobrir mais partes do corpo, evitando a exposição solar.

Varizes Podem Voltar?

As varizes tratadas são eliminadas ou retiradas, mas podem surgir novos casos dentro de um período de cinco anos. Isso acontece, normalmente, nos pacientes que têm determinados fatores de risco, como ser do sexo feminino, ter mais de 30 anos, ser sedentário ou obeso, e priorizar uma alimentação inadequada.

Qual é o Especialista Indicado para Remoção de Varizes a Laser?

O médico responsável pelo tratamento de varizes é o especialista em Angiologia e Cirurgia Vascular, que é responsável por diagnosticar, indicar o melhor tratamento com base em diversos fatores e orientar sobre os cuidados necessários e a frequência ideal de acompanhamento, por exemplo.

Por isso, é importante realizar as consultas periodicamente, seguir as orientações e se atentar às mudanças de hábitos ou ações recomendadas pelo profissional que cuida do seu caso de Varizes ou de outra condição vascular.

Mais Informações sobre este assunto na Internet:
Não sinta Vergonha das suas Pernas!
Agende sua Consulta Vascular Hoje Mesmo.