Meias de Compressão Pós-Cirurgia. O uso das Meias de Compressão deve ser, preferencialmente, feito após a indicação de um especialista e conforme as especificações médicas, porque existem modelos diferentes disponíveis no mercado e porque não servem para o público em geral.

E um dos seus benefícios é auxiliar na recuperação pós-cirúrgica, exercendo compressão localizada para reduzir os riscos de acúmulo de sangue e formação de coágulos, porque o paciente pode passar por um período acamado ou com movimentos reduzidos.

Papel das Meias de Compressão Pós-Cirurgia

Normalmente, antes de submeter-se a um procedimento cirúrgico, uma das conversas com o especialista envolve os cuidados necessários para que tenha a chance de ter uma recuperação conforme o esperado.

Um deles pode incluir as meias elásticas, como igualmente são conhecidas, que se ajustam ao formato das pernas e aplicam pressão graduada (sendo mais justa nos tornozelos), proporcionando melhora no fluxo sanguíneo e evitando desconforto, inchaço, vermelhidão e outros sintomas que possam surgir diante de um cenário como esse.

E devido ao fato de que existe a possibilidade de surgirem problemas capazes de influenciar nas chances de os trombos surgirem, a médica especialista em Angiologia e Cirurgia Vascular pode recomendar que o paciente faça uso das meias de compressão, que têm como focos principais estimular o retorno sanguíneo e impedir o seu acúmulo nos membros inferiores.

Consequentemente, exerce a função de evitar a formação de coágulos de sangue naqueles que apresentam riscos aumentados. Assim como funciona como uma opção aos curativos compressivos e reduz as chances de haver uma compressão dolorosa, que tende a acontecer quando as bandagens não estão posicionadas adequadamente.

Recupere a Saúde das suas Pernas!
Agende uma Consulta Vascular Hoje.

Portanto, basicamente, o principal papel das meias de compressão é comprimir a região pós-cirúrgica para que o paciente tenha a chance de obter os benefícios como os que estão sendo mencionados, que somente são possíveis por causa desta pressão aplicada da coxa ao tornozelo de forma progressiva.

Indicações

Por causa das suas funções, estão aptas a proporcionar redução de dor, inchaço e sensação de peso nas pernas, e melhorar os processos de cicatrização dos tecidos e a recuperação do paciente.

Sendo assim e com base em análise individual dos casos, as meias de compressão podem ser indicadas após a realização de procedimentos cirúrgicos de varizes, como escleroterapia ou laser, ou qualquer outro que possa aumentar os riscos de o paciente ter TVP (trombose venosa profunda) ou EP (embolia pulmonar).

Logo, se tornam eficazes para pessoas com má circulação, proporcionando alívio de dor e fadiga, melhora do fluxo e diminuição dos riscos de ser acometido por doenças do sistema vascular, por exemplo.

Recomendações Gerais

Apesar de o uso das meias de compressão depender de algumas variáveis e da recomendação da sua médica especialista em Angiologia e Cirurgia Vascular, existem algumas orientações gerais, como:

  • Colocá-las somente no dia, logo após ou no dia seguinte ao procedimento cirúrgico;
  • Ajustá-las corretamente, garantindo a eficácia dos suas funções e o seu conforto;
  • Usá-las o dia todo e retirá-las para tomar banho e dormir, com exceção dos casos em que a recomendação médica inclui o uso durante o período de sono.

Além disso, pode ser que precise incluir na rotina determinados cuidados como, por exemplo:

  • Caminhar ou praticar atividade física regularmente, seguindo as recomendações dos profissionais da área;
  • Elevar os membros inferiores;
  • Movimentar os pés com frequência.

O período de uso varia de acordo com o tipo, a duração do procedimento, o grau de risco para desenvolver algum problema vascular e o processo de recuperação, mas tende a oscilar entre 10 dias e 6 semanas pós-cirurgia, ou pelo tempo em que se sentir confortável.

Por isso, é fundamental alinhar com a médica especialista em Angiologia e Cirurgia Vascular sobre todas as etapas e os cuidados necessários para que tenha a chance de ter uma boa recuperação e alcance os objetivos esperados. Do mesmo modo que somente esta profissional está apta a confirmar que as meias de compressão são uma realidade para o seu caso e em quais especificações.

Mais informações sobre este assunto na Internet:
Não sinta Vergonha das suas Pernas!
Agende sua Consulta Vascular Hoje Mesmo.