Meia de Compressão para Prática Esportiva. Se você realiza atividades físicas frequentemente, certamente já ouviu falar sobre o uso da meia de compressão nesses momentos. Ao contrário do que muitos imaginam, as meias elásticas não são utilizadas apenas no tratamento de condições que afetam a circulação, mas também para prevenir o mau funcionamento do sistema vascular.

Continue a leitura deste artigo e saiba mais sobre os benefícios, indicações e cuidados para o uso de meias de compressão nas práticas esportivas.

As Meias de Compressão

As meias elásticas, ou meias de compressão, são acessórios muito utilizados para melhorar a circulação sanguínea na região dos membros inferiores. Por não conhecerem a fundo esse tipo de técnica compressiva, muitas pessoas logo associam o uso desse tipo de meia a doenças como a trombose.

No entanto, o uso desse tipo de acessório pode trazer diversos benefícios para alguns grupos específicos como por exemplo, gestantes, aeromoças, pilotos, comissários de bordo e corredores.

Meia de Compressão para Prática Esportiva

Muitos esportistas já utilizam as meias de compressão para melhorar seu rendimento no dia-a-dia e até mesmo durante a recuperação de lesões adquiridas durante os treinos. Apesar de proporcionar diversos benefícios, também existem algumas desvantagens em seu uso, por isso, conhecer todas as informações sobre o assunto é essencial.

A maioria das meias de compressão utilizadas na prática esportiva servem para dar estabilidade aos músculos da pernas, por isso vão até abaixo do joelho e podem ser encontradas em diversas cores.

Benefícios das Meias de Compressão na Prática Esportiva

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Um dos principais papéis da meia de compressão é equilibrar e ajustar a pressão do fluxo sanguíneo nas partes inferiores do corpo, principalmente na panturrilha. Ao utilizar esse tipo de acessório durante a prática de certas atividades físicas, a pessoa pode ter um efeito direto na melhora da circulação, evitando assim o acúmulo de sangue nas pernas e o surgimento de embolias, tromboses e até mesmo varizes.

Além disso, a melhora do retorno de sangue venoso ao coração contribui para que haja um melhor desempenho na oxigenação muscular, reduzindo os níveis de ácidos láticos no interior dos músculos.

Atletas que já fazem o uso das meias de compressão durante seus treinos e competições relatam uma diminuição da sensação de cansaço nas pernas e dores nas panturrilhas.

Indicações e Cuidados ao Usar Meias De Compressão

Antes de começar a utilizar esse tipo de meia, é preciso consultar seu médico vascular, ortopedista e também seu treinador, uma vez que o uso incorreto pode ter o efeito reverso e atrapalhar a circulação normal do sangue, fazendo com que o fluxo fique preso nas partes inferiores do corpo.

Na hora de comprar uma meia, atente-se à descrição da mesma e certifique que o nível de compressão esteja adequado ao que você precisa. Caso ache necessário, busque novamente orientação de um profissional da área da saúde para ter certeza da sua escolha.

Geralmente, as meias são seguras e o uso delas resulta em poucas ou nenhuma complicação, desde que sejam usadas suavemente contra a perna e sem dobras. No entanto, existem alguns grupos que devem evitar seu uso, como por exemplo pessoas que possuem neuropatias periféricas, doenças arteriais, infecções de pele, dermatites, edemas pulmonares e outras condições.

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