Exposição ao Sol e Varizes. Varizes se tratam de uma condição vascular que podem ser assintomáticas ou surgir acompanhadas de dor, queimação, inchaço, sensação de peso e ardência. Assim como os casos não tratados tendem a apresentar úlceras varicosas, manchas e processos inflamatórios, por exemplo.
Caracterizadas por veias dilatadas e tortuosas com alteração do fluxo sanguíneo, que podem variar de acordo com o estágio em que se encontram, surgem devido à alta pressão no interior dos vasos, principalmente na região dos membros inferiores.
Consequentemente, a dilatação das veias tende a sofrer um aumento (vasodilatação) quando há exposição ao calor, dificultando o fluxo natural do sangue pelo corpo por causa do alargamento dos vasos.
Mas isso não é sinônimo de piora do quadro, apenas que há necessidade de analisar em que situação se encontra ao se expor ao sol, levando em consideração ausência ou suspeita de diagnóstico, durante o processo do tratamento e fase de cuidados após intervenção médica.
Exposição ao Sol e Varizes
Além de proporcionar o aumento da dilatação, a exposição ao sol pode atrasar o diagnóstico, devido ao bronzeamento, e atrapalhar o tratamento da condição, porque um dos cuidados necessários é evitar o sol por um determinado período para diminuir as chances de queimaduras ou do surgimento de manchas, a depender do tipo de tratamento escolhido.
Logo, por causa do processo de vasodilatação, em que os vasos acabam se alargando, o sangue acaba circulando lentamente, ocorre uma retenção de líquido e o inchaço persistente tende a influenciar na chance de surgimento e piora do quadro de varizes.
Fatores de Risco
Somado à exposição ao sol, é recomendado se atentar aos fatores de risco desse tipo de condição vascular, que são capazes de influenciar no seu surgimento, tais como:
- Alimentação inadequada;
- Excesso de peso;
- Gestação;
- História de insuficiência venosa na família;
- Idade avançada;
- Imobilidade ou limitação dos movimentos;
- Permanecer na mesma posição por muito tempo;
- Sedentarismo;
- Sexo feminino;
- Tabagismo;
- Uso de anticoncepcional.
Escolha do Tratamento
Além de ajudar na questão estética, o tratamento é essencial para diminuir os sintomas, se for o caso, e evitar as chances de possíveis complicações das varizes, tais como, hemorragia varicosa e varicoflebite.
Sendo aconselhável iniciar o quanto antes, a médica disponibiliza as opções após analisar individualmente o paciente, o que pode incluir abordagens seguras e minimamente invasivas, e até mesmo procedimentos cirúrgicos tradicionais.
Medidas de Prevenção
Alguns cuidados indicados pela profissional são capazes de influenciar nas chances de evitar o surgimento das varizes, tendo ou não relação com a exposição solar, como, por exemplo:
- Adotar ou manter uma alimentação balanceada;
- Elevar as pernas, especialmente no final do dia;
- Evitar permanecer na mesma posição por um período prolongado;
- Evitar tabagismo;
- Fazer exercícios físicos regulares, especialmente de baixo impacto para auxiliar no bombeamento do sangue.
- Incluir drenagem e massagem, que favorecem a circulação.
- Tomar banho gelado ou mesmo fazer compressa de gelo;
- Usar meias de compressão e medicamentos que melhoram o retorno sanguíneo.
Além disso, é fundamental atentar-se à data do tratamento para evitar o sol ou bronzeamento conforme o procedimento escolhido, passar o protetor solar devidamente e manter as consultas com a médica especialista em Angiologia e Cirurgia Vascular, e os check-ups regulares para que tenha a chance de diagnosticar, tratar ou mesmo prevenir o quadro de Varizes, principalmente se está acostumado(a) com a Exposição ao Sol.