Circulação Sanguínea das Pernas é um dos principais fatores relacionados às condições vasculares, porque ao ser afetada, não consegue cumprir sua função natural e, a depender do tipo de comprometimento, tende a causar um quadro vascular. Diante disso, a médica especialista em Angiologia e Cirurgia Vascular pode recomendar os Melhores Exercícios para Melhorar a Circulação Sanguínea de acordo com cada paciente.

Melhores Exercícios para Melhorar a Circulação Sanguínea

Seja como uma forma preventiva ou recomendação de cuidados ou tratamento, a prática regular de exercícios é indicada para melhorar a circulação sanguínea, principalmente quando está prejudicada, sendo caracterizada por dor, inchaço e formigamento nos membros inferiores.

No caso, tratam-se de exercícios específicos, normalmente destinados às pernas, local em que as válvulas das veias são responsáveis por auxiliar o retorno natural do sangue, que é em direção ao coração.

E quando surge algum problema em seu funcionamento, a circulação sanguínea é comprometida, por isso, a recomendação de exercícios localizados tende a ser eficaz, uma vez que trabalha a região, aumentando o estímulo dos tecidos das pernas.

Agachamento

Indicado para fortalecimento dos membros inferiores, seja ao utilizar o próprio peso corporal ou acrescentar um peso extra, especialmente quando é inserido à rotina.

Alongamento

O alongamento das panturrilhas, consideradas o segundo coração, é indicado para ativar a região, que é uma das mais vascularizadas do corpo. E para fazer, pode contar com um elástico ou uma toalha, e, após deitar, elevar a perna em direção ao tórax, alongando ao máximo.

Andar de Bicicleta

Pernas Inchadas?
Agende uma Avaliação Vascular e Redefina seu Conforto.

Pedalar é considerado um dos melhores exercícios para melhorar a circulação sanguínea, sendo considerada uma prática que proporciona a possibilidade de percorrer maiores distâncias sem sobrecarregar ou demandar esforço exagerado ao praticante.

Caminhada

Seja nas proximidades da casa ou em uma esteira, a caminhada de 10 a 15 minutos diários é benéfica à circulação, sendo uma recomendação de movimento simples e eficaz para alcançar o objetivo. Mas quem consegue aumentar o tempo para 30 minutos, tem a oportunidade de obter resultados melhores.

Elevação das Pernas

Deitada, a pessoa deve dobrar um joelho enquanto mantém a outra perna esticada, realizando um movimento controlado de elevação até que os joelhos fiquem nivelados, repetindo o exercício dez vezes em cada membro, devendo aumentar gradativamente quando possível.

Flexão de Joelho

Ao deitar, a pessoa deve esticar os pés e mover um joelho em direção ao peito, retornando à posição inicial em seguida. O movimento precisa ser feito intercaladamente, dez vezes em cada membro e, preferencialmente, a cada hora.

Natação

Por ser um tipo de exercício sem impacto e que não sobrecarrega as articulações, o movimento realizado na água é eficaz em ajudar na melhora cardiovascular, assim como a hidroginástica é considerada uma boa opção, com benefícios semelhantes, para os idosos ou quem tem limitações consideráveis ou restrições a determinadas práticas esportivas, por exemplo.

Movimentação das Pernas

Após sentar em uma cadeira e enrolar pesos ao redor dos tornozelos, é preciso levantar o pé até que o joelho esteja esticado, mantendo a posição por mais de um segundo, abaixando lentamente em seguida, realizando um movimento controlado em uma perna por vez.

Do mesmo modo que outro exercício pode ser feito, mas em pé, ao equilibrar-se em um perna, elevando lentamente o calcanhar em direção às nádegas por um segundo. Em seguida, deve abaixar, mantendo a coxa em ângulo de 90º em relação ao solo, alternando o movimento entre as pernas.

Movimentar os Pés

Realizar movimentos circulares repetidamente, por dois minutos, ao deitar-se de barriga para cima, igualmente é considerado um dos exercícios para melhorar a circulação sanguínea.

Movimentar os Calcanhares

Em pé e com auxílio de um apoio, deve ficar na ponta dos pés, abaixando os calcanhares em movimento controlado, repetindo dez vezes e aumentando o número de repetições conforme vai realizando os exercícios.

Separar as Pernas

Esse tipo de exercício trabalha os músculos laterais e mediais da coxa, desde que a pessoa mantenha-se de barriga para cima, estique as pernas com as pontas dos pés apontadas para cima e realize o movimento de afastar um lado do outro e juntar.

Mas não limitam-se a esses exemplos em que foram mencionados os Melhores Exercícios para Melhorar a Circulação Sanguínea. Então, agende uma consulta para saber quais são as opções mais indicadas para o seu caso, seja com o objetivo de tratar ou prevenir um quadro de condição vascular.

Mais informações sobre este assunto na Internet:
Recupere a Saúde das suas Pernas!
Agende uma Consulta Vascular Hoje.