As Varizes Voltam? Pacientes que trataram suas varizes e até mesmo aqueles que estão pensando nessa possibilidade podem se perguntar se a condição volta com o passar do tempo. Tendo em vista que o principal fator para o surgimento das varizes é genético, não se pode garantir que haverá mudanças na tendência do problema pós-tratamento.

Continue a leitura deste artigo e saiba mais sobre as varizes, seus tratamentos e como evitar ao máximo sua volta após realizar procedimentos médicos para sua eliminação.

O Que São Varizes

As varizes nada mais são do que veias dilatadas ou nodosas que aparecem recorrentemente na região dos membros inferiores devido a alta pressão sanguínea. Coxas, tornozelos e pés são as principais localidades para o surgimento da condição.

Além de causar incômodo visual, a condição pode causar diversos problemas à saúde do paciente, como dor, inchaço e até mesmo úlceras. Dependendo do tipo de varizes, os sintomas podem mudar, assim como a progressão da doença.

Tratamentos

Atualmente, existem diversos tipos de abordagens para tratar as varizes. Desde aqueles mais invasivos como o procedimento cirúrgico para a retirada da veia, até aqueles minimamente invasivos como o uso de lasers, espumas e substâncias químicas responsáveis por reparar ou desviar as veias danosas para que o sangue volte ao seu fluxo normal.

Cada caso deve ser avaliado por um médico vascular que a partir do diagnóstico e da análise do tipo de varizes indicará o melhor método de tratamento para o quadro em específico.

As Varizes Voltam Depois do Tratamento

Não sinta Vergonha das suas Pernas!
Agende sua Consulta Vascular Hoje Mesmo.

As varizes são um sinal claro que há algo de errado com sua saúde vascular. Geralmente são associadas a doenças venosas crônicas, que até o momento não possuem cura. Isso significa que os tratamentos podem eliminar ou retirar as veias varicosas do organismo, mas não impedem o surgimento de novos casos de varizes.

Estima-se que em 25% dos casos tratados, os pacientes podem apresentar quadros de varizes dentro de 5 anos. Alguns grupos podem ser considerados de risco, aumentando as chances do aparecimento da condição, sendo eles:

  • Ser do sexo feminino;
  • Ter mais de 30 anos;
  • Tendências sedentárias;
  • Obesidade;
  • Alimentação inadequada.

A Importância do Tratamento

Muitas pessoas podem não ver vantagem no tratamento das varizes, uma vez que elas podem voltar a aparecer. No entanto, o não tratamento da condição pode prevenir problemas de saúde mais graves. Varizes de alto grau podem se desenvolver mais facilmente para quadros de trombose venosa, por exemplo.

A prevenção pode ajudar a reduzir as chances do aparecimento de varizes, mas não anulam totalmente seu desencadeamento. Praticar atividades físicas regularmente, manter uma alimentação saudável e balanceada, utilizar meias de compressão quando prescritas por seu médico de confiança e manter check ups de saúde regulares podem ajudar na prevenção das varizes.

Mais Informações sobre este assunto na Internet:
Diga Adeus às Dores nas Pernas.
Reserve a sua Consulta Vascular.